Awesome, I’ve been quoted in Portuguese!

| enterprise2.0

Todas as faces da colaboração?

O poder do indivíduo já era. Experiências com colaboração e ferramentas sociais em grandes companhias, como a IBM, dão conta de mostrar o valor do trabalho desenvolvido em rede e global

Que tal conseguir o emprego dos sonhos compartilhando suas idéias em um blog? Foi assim que Sacha Chua, atual evangelizadora de Empresa 2.0 da IBM, conquistou o posto que ocupa hoje dentro da companhia, em Toronto, Canadá. Aos 23 anos, tão logo a jovem estudante passou a circular pela empresa por conta do projeto de conclusão de sua tese de mestrado em computacão social, em 2006, não hesitou em disparar posts sobre a própria pesquisa pela ferramenta interna de blogs que a IBM disponibilizava aos funcionários.

“Percebi que se não fizesse isso, no final de mestrado poucas pessoas leriam minha tese. Escrever sobre a pesquisa enquanto ela era feita permitiu que eu compartilhasse meu conhecimento com outras pessoas e aprendesse com as sugestôes e conselhos que me davam”, conta.

Foi como se a partir daquele momento tivesse calçado os sapatinhos de cristal de uma Cinderela moderna que ascendia para o universo corporativo. Do dia para a noite, o blog da então ilustre desconhecida caiu no gosto dos funcionários e se tournou o mais popular da empresa não só no Canadá–com média de 300 a 600 acessos diários–tudo sem sair da esfera interna da IBM. “Queria fazer mais do que escrever software, queria ajudar as pessoas a se conectarem por blogs, wikis e outras ferramentas web 2.0 e a IBM era a empresa perfeita para aplicar tudo que aprendi a respeito no mundo real. Quando chegou a hora de pedir o emprego, o processo foi fácil porque os futuros colegas de equipe já me conheciam e sabiam o suficiente para convencer a gerência a criar um cargo só para mim”, lembra.

A história de Sacha poderia ser uma exceção, mas não é. Essa é apenas uma das faces das oportunidades que as ferramentas sociais e de colaboração apresentam dentro de companhias. Por isso, a IBM vem apostando na criação de ambientes férteis para a inovação.

Except for my age, most of it’s right. Nifty! There’s more, but it would take me a while to type it all in from the scan. I wonder if I can get a copy of the magazine for my mom… =)

Pereira, Paula. June 2008. “Todas as faces da colaboração?”, B2B Magazine

You can comment with Disqus or you can e-mail me at sacha@sachachua.com.